
Esta é a primeira etapa de um grande projeto de transformação da orla. A proposta é que, após o alargamento da faixa de areia — previsto para acontecer em 2026 —, toda a extensão da orla siga o mesmo padrão de urbanização, com infraestrutura moderna, segura e integrada com o meio ambiente.
A obra atual contempla pavimentação com nova avenida para tráfego de veículos, passeios acessíveis, ciclovia, paisagismo, mobiliário urbano moderno e iluminação com cabeamento subterrâneo.
O projeto também prevê o replantio de espécies nativas da flora local, promovendo o equilíbrio ambiental e valorizando a identidade natural da cidade. Também está prevista a criação de um novo espaço para a “Orada de Nossa Senhora dos Navegantes”, respeitando a tradição da comunidade.
“Essa é uma obra estratégica, que prepara a orla para o futuro de Itapema. Estamos cuidando da parte técnica, ambiental e urbana com muito planejamento. Esse trecho vai servir de referência para as próximas etapas, garantindo mais segurança, mobilidade e qualidade de vida para todos”, destacou o secretário de Governo e Infraestrutura, Marcelo Correia.