Loja da Inconveniência transforma objetos comuns em alerta contra a violência

0
18/08/25 – Começou nesta segunda-feira (18) a instalação Loja da Inconveniência, que integra a programação do Agosto Lilás em Itapema. O espaço funciona até sexta-feira (22), na Casinha da Praça da Paz, das 9h às 18h, com visitação gratuita e presença de profissionais para acolhimento e orientação.
Inspirada em uma loja de conveniência, a instalação foi pensada para provocar reflexão sobre a violência contra a mulher de forma simbólica. Nas prateleiras, produtos comuns do cotidiano ganham nomes que representam situações de agressão psicológica e moral, como os galões de água “Engole esse choro”, cosméticos intitulados “Apaga História” ou “Silêncio Perfeito” e até celulares rotulados como “Celular da Inconveniência”, usados para retratar julgamentos e comentários que reforçam o ciclo da violência.
“Cada detalhe foi pensado para expor violências que muitas vezes passam despercebidas, mas que fazem parte da realidade enfrentada por tantas mulheres”, destacou a secretária de Assistência Social, Iris Bispo.
Além de sensibilizar a população, a iniciativa também reforça os canais de denúncia e apoio às vítimas. Em casos de violência contra a mulher, as denúncias podem ser feitas pelos números 180 (Central de Atendimento à Mulher), 153 (Guarda Municipal de Itapema) e 190 (Polícia Militar), ou diretamente no Cartório de Violência contra a Mulher (CAVV), localizado na Delegacia de Polícia Civil.
Campartilhe.

Sobre o Autor

Deixe Um Comentário


Precisa de ajuda?