
O processo teve início em setembro de 2024, quando o hospital passou a funcionar no novo prédio. Desde então, diversas etapas foram cumpridas, incluindo a elaboração de documentos, definição de diretrizes e visitas técnicas realizadas pela Vigilância Sanitária Municipal e também pela Estadual.
Com o documento será possível solicitar recursos junto ao Governo do Estado e à União, além de firmar contratos com outras entidades. O documento também é pré-requisito para a aquisição de determinados medicamentos e insumos. A partir de agora, terá início a elaboração dos alvarás setoriais, garantindo ainda mais regularidade e segurança para os serviços prestados.
“O Alvará Sanitário é emitido pelo município, já que a gestão do Hospital é municipal, mas o processo contou também com a participação da Vigilância Estadual. Esse trabalho conjunto reforça a seriedade e a responsabilidade que temos em garantir que todos os requisitos sejam cumpridos para oferecer um atendimento de qualidade e seguro à população”, explicou o Secretário de Saúde, Fabrício Lazzari
O Prefeito Alexandre Xepa destacou a importância do alvará sanitário. “Mais do que uma exigência legal, o Alvará Sanitário representa segurança para os nossos pacientes e confiança para toda a comunidade. Esse documento é um passo fundamental para fortalecer o nosso hospital e ampliar ainda mais os serviços de saúde em Itapema”.