Setembro Amarelo traz programação especial com foco em saúde mental em Itapema

0
04/09/25 – Durante todo o mês de setembro, a Prefeitura de Itapema promove uma série de atividades abertas à comunidade em alusão ao Setembro Amarelo, campanha nacional de prevenção ao suicídio.
A iniciativa tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da saúde mental, oferecer suporte emocional e estimular hábitos saudáveis que promovam o bem-estar.
Entre os dias 1º e 5 de setembro, profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS) participam da capacitação do Mental Health Gap Action Programme (mhGAP), estratégia da Organização Mundial da Saúde (OMS) voltada à qualificação do cuidado em saúde mental na rede básica.
Nesta quinta-feira (4), a programação contou com grupos de saúde mental em duas unidades: na UBS Jardim Praia Mar, conduzido pelo Dr. Paulo Roberto, e na UBS Ilhota, com a participação de profissionais de psicologia e enfermagem, reforçando o atendimento e a orientação à população.
A campanha inclui ainda palestras em escolas municipais, como as ministradas ne terça-feira (2) nas unidades Vereador Paulo Reis e Bento Elói Garcia, conduzidas por Maria Vanessa de Melo, diretora de Saúde Mental do município e enfermeira especialista em psiquiatria.
Outras escolas, como Francisco Victor Alves e Maria Linhares, também receberão atividades semelhantes.
Na próxima semana, a programação segue com palestras sobre saúde mental com a participação da Guarda Municipal, além de grupos de conversa, rodas de debate abertas ao público e capacitações para profissionais da saúde. A comunidade também poderá participar de grupos de tabagismo, rodas de conversa nas UBSs, caminhadas, alongamentos e outras atividades físicas.
Em apoio à campanha, a sede da Prefeitura e a Casinha Verde foram iluminadas de amarelo, simbolizando a atenção da cidade à valorização da vida e ao cuidado com a saúde emocional.
O encerramento da programação está previsto para o dia 30 de setembro, com uma palestra sobre manejo do suicídio ministrada pela Dra. Cláudia, destinada a médicos da APS, especialistas em saúde mental e equipes do CAPS.
Campartilhe.

Sobre o Autor

Deixe Um Comentário


Precisa de ajuda?