10/11/25 – Itapema vem se destacando no enfrentamento à dengue em Santa Catarina. A cidade faz parte da Regional de Saúde de Itajaí, que atualmente lidera o ranking estadual de aplicações de Borrifação Residual Intradomiciliar (BRI) — técnica utilizada para eliminar o mosquito adulto dentro das residências e prédios públicos. Foram mais de 300 aplicações registradas em 2025, segundo relatório atualizado nesta segunda-feira (10) pela Secretaria de Estado da Saúde.O resultado reflete o trabalho constante das equipes municipais, que atuam em diferentes frentes para combater o Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, e reforçar a prevenção antes do verão — período de maior risco de proliferação.
No último sábado (8), as equipes estiveram em locais estratégicos como a FAACI, o Cemitério Municipal, a Rodoviária, a antiga sede da Defesa Civil, a Secretaria de Cultura e o Conselho Tutelar. Nas últimas semanas, o trabalho também foi realizado em pontos como o Ceres, a Câmara de Vereadores, o Hospital Santo Antônio, a UPA 24h e outras unidades municipais.
O inseticida utilizado, Fludora BRI, tem ação prolongada e elimina o mosquito adulto no momento do pouso, complementando outras estratégias, como o tratamento focal (voltado à eliminação de larvas) e o “fumacê”, aplicado em áreas mais amplas.
“Recebemos o relatório estadual com satisfação, pois mostra que nossa regional está entre as mais atuantes do estado, e Itapema faz parte desses números. É o resultado do esforço das nossas equipes e do trabalho contínuo de prevenção”, destacou a diretora de Vigilância Epidemiológica, Bruna Bressanini.
A previsão é que até o final do mês todas as aplicações em prédios públicos estejam concluídas. Em janeiro, o cronograma será retomado com foco nas escolas municipais durante o período de férias.


