Agosto Lilás: evento da Procuradoria da Mulher recebe ‘Mãe de Haia’

0

11/08/25 – A Procuradoria da Especial Mulher organiza na próxima segunda-feira (11/08) o evento “Rompendo o Silêncio”, em alusão ao Agosto Lilás, às 19h, no plenário da Câmara dos Vereadores de Itapema. A convidada especial é Mabel Maske, uma das ‘Mães de Haia’, que vai compartilhar sua história e ressaltar a importância da rede de apoio às vítimas de violências. A participação é gratuita e aberta ao público.

O evento vai contar com a palestra de Yohana Frainer, assessora jurídica da Vara Criminal de Itapema – que vai falar sobre violência doméstica e familiar, Lei Maria da Penha e medidas protetivas – e a participação de policiais da Rede Catarina, do 31º Batalhão da Polícia Militar – que vão apresentar o programa de proteção de mulheres em situação de risco.

Palestrante convidada e um caso contra a Convenção de Haia

A palestrante convidada, Mabel Mask, traz para o evento a sua história de vida. Ela é conhecida no Brasil como uma voz contra a violência doméstica por sua luta contra a Convenção de Haia e a acusação de subtração internacional dos filhos. “Fiquei mais de dois anos sem poder sair da minha cidade sem autorização judicial. Todos nós passamos por Perícia Federal, quando foi constatada toda a violência que vivíamos”, relembrou em Audiência Pública na Comissão do Senado Federal sobre a Convenção de Haia, em 1º de julho deste ano.

Mabel é gaúcha, mãe de dois filhos e, desde então, atua no combate à violência doméstica e enfrenta a acusação de subtração internacional de crianças. Ela é acusada de ter sequestrado seus próprios filhos quando fugia de uma situação de violência doméstica e física nos Estados Unidos, quando abandonou o país e voltou para o Brasil, onde tem família.

Na Audiência Pública afirmou que o apoio do Judiciário brasileiro fez seu caso ser uma exceção: “eu só estou com os meus filhos hoje porque somos uma exceção e tivemos um Judiciário sensível a nos ouvir, a analisar as provas e a colocar o pé no freio antes de cumprir o retorno das crianças, conforme prevê a Convenção de Haia. Mas há muitas mães que perderam seus filhos assim”, conta.

Campanha Agosto Lilás

O Agosto Lilás é o mês de mobilização para à conscientização e combate à violência contra a mulher. O mês foi escolhido pela sanção da Lei Maria da Penha (Lei Federal nº 11.340/ 2006), assinada no dia 7 de agosto – legislação referência para o enfrentamento da violência doméstica no Brasil.

O evento é uma das atividades da Procuradoria Especial da Mulher da Câmara de Vereadores de Itapema para o enfrentamento à violência contra a mulher. A atividade será realizada no plenário e será aberta ao público, com transmissão ao vivo pelo canal da Câmara no YouTube.

A Procuradoria Especial da Mulher é composta pela vereadora Raquel da Saúde (União), como a Procuradora, e a vereadora Lorita Montagner (PSD), como Procuradora Adjunta. O órgão – além de atuar em defesa dos direitos das mulheres – presta atendimento e acolhimento à mulher em situação de violência, suporte jurídico gratuito e é um canal para denúncias anônimas. O contato direto da Procuradoria é (47) 98865 6386.

Campartilhe.

Sobre o Autor

Deixe Um Comentário


Precisa de ajuda?