
A primeira formação foi dedicada ao Novo Sistema APOIA, programa do Ministério Público voltado ao enfrentamento da evasão e infrequência escolar. Foi apresentada as funcionalidades do sistema, seu papel na integração entre escola e órgãos de proteção, e como o sistema possibilita respostas mais rápidas e efetivas para garantir a permanência dos estudantes na escola. Foi um momento de diálogo sobre tecnologia, gestão de dados e compromisso social.
Na sequência, foi abordado o tema Revelação Espontânea, trazendo orientações sobre procedimentos previstos na legislação, especialmente no que se refere à Lei 13.431/2017 e protocolos adequados para o tratamento das denúncias de violência contra criança e adolescente.
“Conversamos sobre a importância de um olhar técnico, ético e humanizado para lidar com essas situações, garantindo sigilo, proteção e encaminhamentos adequados. Estes momentos de troca e aprendizado coletivo, reforçam que a educação e a proteção caminham juntas. Quando fortalecemos a rede escolar com conhecimento e ferramentas adequadas, damos passos concretos para garantir que nenhuma criança ou adolescente seja deixado para trás”, ressaltou o formador Franklin Lima.