
Durante o festival, Luciana participou da mesa-redonda “Desenvolvimento do Birdwatching em Urupema: ideias e soluções para preservar a natureza e promover o turismo sustentável”, que reuniu especialistas, ambientalistas, guias de turismo e lideranças locais. O encontro debateu estratégias para ampliar o turismo de observação de aves, fortalecer ações de educação ambiental e preservar a biodiversidade.
O Festival dos Papagaios também contou com saídas de campo para observação de aves, oficinas de fotografia, concursos de desenhos e fotos, além da tradicional revoada dos papagaios-charão, espetáculo que atrai visitantes de todas as idades e reforça a importância da conservação da fauna.
Além da troca de experiências, a participação da FAACI resultou no início de uma parceria com Urupema para fortalecer o birdwatching em Santa Catarina. Em Itapema, novos eventos e ações de sensibilização ambiental já estão em fase de planejamento, ampliando o compromisso do município com a preservação da natureza e o turismo sustentável.
“A troca de experiências e o fortalecimento de parcerias são fundamentais para impulsionar o turismo de observação de aves em Santa Catarina. Estamos muito felizes em construir essa rede e levar iniciativas como essas também para Itapema”, destacou Luciana Saramento, presidente da FAACI.