
O PPA e a LDO são instrumentos fundamentais de planejamento da administração pública. O PPA estabelece as diretrizes, objetivos e metas da gestão para um período de quatro anos, enquanto a LDO orienta a elaboração do orçamento anual, definindo as prioridades e metas que devem ser observadas na aplicação dos recursos públicos. Juntos, garantem mais transparência, responsabilidade fiscal e eficiência na execução das políticas públicas que atendem diretamente às necessidades da população.
A secretária de Finanças, Vera Lurdes de Jesus, destacou a importância da participação popular. “Este é um momento essencial não só para apresentarmos os projetos e ações que estamos planejando, mas também para ouvirmos a comunidade, suas demandas e sugestões. A construção de um governo eficiente e comprometido passa pelo diálogo e pela transparência”, afirmou.
Próximas etapas
O Plano Plurianual (PPA 2026-2029) e da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exercício financeiro de 2026 serão encaminhados a Câmara de Vereadores até o dia 31 de julho onde também poderá receber contribuição popular até a aprovação da lei pelos vereadores.