Hapvida reforça prevenção ao câncer de mama no Outubro Rosa

0

06/10/25 – O Outubro Rosa é marcado por campanhas que reforçam a importância da informação sobre o câncer de mama, ampliando a conscientização e incentivando a prevenção. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), a projeção para 2024 e 2025 é de que 22,46 mil mulheres recebam o diagnóstico de câncer de mama na região Sul. Nesse cenário, a Hapvida se posiciona como aliada no enfrentamento da doença, promovendo iniciativas como o Projeto +Ela e investindo em estratégias de detecção precoce, fator que, geralmente, aumenta significativamente as chances de tratamento e cura.

A doença é considerada rara em mulheres jovens, mas sua incidência aumenta com a idade, sendo a maioria dos casos registrados a partir dos 50 anos. Na região Sul, que está entre as mais envelhecidas do país, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a conscientização sobre o tema torna-se ainda mais urgente.

“O câncer de mama tem múltiplas causas, mas, no Sul, vemos alguns fatores que ajudam a explicar a maior incidência, como alimentação inadequada, sedentarismo, obesidade crescente e o menor número de filhos ou ausência de amamentação”, explica o mastologista da Hapvida, Rodrigo Bernardi. Ele destaca ainda o impacto do envelhecimento populacional: “O pico de incidência é entre 50 e 69 anos. Como a população sulista está ficando mais velha, infelizmente, vemos crescer o número de casos”.

A recomendação é que mulheres realizem mamografia a partir dos 40 anos e fiquem atentas a sinais de alerta, como nódulos de crescimento rápido, retração de pele ou mamilo e secreções mamárias sanguinolentas. Diante desses sintomas, procurar um mastologista é essencial.

O tratamento pode envolver cirurgia, quimioterapia e radioterapia, com duração média de nove meses, dependendo das particularidades do paciente. “O câncer de mama pode ter um desfecho favorável. Precisamos apenas diagnosticar cedo”, conclui Bernardi.

Projeto +Ela: cuidado integral para a saúde da mulher 

O Projeto +Ela, desenvolvido pela Hapvida, oferece acolhimento e assistência especializada da adolescência à menopausa. A iniciativa garante às beneficiárias acesso a um cuidado integral da saúde da mulher, incluindo o rastreamento do câncer de mama. Sem longos períodos de espera, a logística garante agilidade na análise de exames e na coordenação do cuidado. Além disso, contempla aspectos relacionados à saúde sexual e reprodutiva, climatério, menopausa, vacinação e enfrentamento da violência doméstica.

O programa adota ainda uma abordagem integrativa, voltada à prevenção e promoção da saúde, com foco em hábitos de vida, saúde mental, triagem de violência, equilíbrio metabólico e ósseo.

Sobre a Hapvida

Com 80 anos de experiência, a Hapvida é hoje a maior empresa de saúde integrada da América Latina. A companhia, que possui mais de 73 mil colaboradores, atende quase 16 milhões de beneficiários de saúde e odontologia espalhados pelas cinco regiões do Brasil. Todo o aparato foi construído a partir de uma visão voltada ao cuidado de ponta a ponta, a partir de 86 hospitais, 80 prontos atendimentos, 365 clínicas médicas e 301 centros de diagnóstico por imagem e coleta laboratorial, além de unidades especificamente voltadas ao cuidado preventivo e crônico. Dessa combinação de negócios, apoiada em qualidade médica e inovação, resulta uma empresa com os melhores recursos humanos e tecnológicos para os seus clientes.

Campartilhe.

Sobre o Autor

Deixe Um Comentário