
Durante a conferência, serão apresentadas à comunidade as metas estabelecidas na criação do plano, bem como os avanços alcançados e os desafios ainda existentes. É importante destacar que o PME envolve todas as redes de ensino do município (municipal, estadual e privada) e tem como objetivo comum garantir a melhoria da educação em Itapema.
A comunidade também pode participar das discussões antes da audiência por meio de uma consulta pública online, disponível no site oficial da Prefeitura de Itapema (https://docs.google.com/ forms/d/e/ 1FAIpQLSfOmKA5ovCXo9LJm9RGkio9 6ihsj4hq-Abk68FW0QaJMMWk9A/ viewform). Por meio desse formulário, é possível enviar questionamentos e sugestões sobre o Plano Municipal de Educação, que serão analisados e respondidos durante a conferência.
O PME de Itapema já passou por duas avaliações públicas anteriores: em 2018, na Escola Bento Elói Garcia, e em 2021, na própria Câmara de Vereadores. Agora, em 2025, ocorre a terceira e última avaliação do decênio, uma vez que tanto o Plano Nacional de Educação quanto o Municipal foram prorrogados por mais um ano, estendendo sua vigência até 2025.
Com esta avaliação pública, o município encerra o ciclo de 10 anos do atual Plano Municipal de Educação. A partir de 2026, com a homologação do novo Plano Nacional de Educação, Itapema iniciará o processo de elaboração do novo Plano Municipal de Educação, que irá nortear as políticas educacionais do próximo decênio.