Polícia Civil indica 43 candidatos por fraude no Programa Universidade Gratuita em SC

0

16/09/25 – A Polícia Civil de Santa Catarina indiciou 43 candidatos por fraude no Programa Universidade Gratuita, iniciativa que concede bolsas de estudo no ensino superior. O inquérito foi conduzido pela Delegacia de Defraudações da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (DEIC) e divulgado nesta quarta-feira (17).

A apuração teve início após relatório do Tribunal de Contas do Estado (TCE/SC), que apontou indícios de irregularidades em 335 candidaturas. Entre os casos suspeitos estavam 218 alunos que declararam naturalidade catarinense e 117 que alegaram residir em SC há mais de cinco anos.

Redução no número de casos após investigação

Com base em provas técnicas, depoimentos e levantamentos, a Polícia Civil reduziu o número de situações suspeitas para 119. No inquérito concluído em 22 de agosto de 2025, 43 candidatos foram formalmente indiciados por não cumprirem os requisitos exigidos pelo programa.

Procedimentos seguem para o Ministério Público

O relatório final foi encaminhado ao Ministério Público e ao Poder Judiciário para as medidas cabíveis.

Além deste inquérito, outros dois seguem em andamento: um para apurar candidatos que declararam patrimônio superior a R$ 1 milhão e outro que investiga inconsistências em declarações apresentadas para acesso ao benefício.

fonte: Visor Notícias

Campartilhe.

Sobre o Autor

Deixe Um Comentário