17/10/25 – A Prefeitura de Itapema, por meio da Secretaria de Saúde e da Vigilância Epidemiológica, está reforçando as ações de prevenção e controle do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e da chikungunya, com a realização do tratamento perifocal em prédios públicos do município.Nas últimas semanas, as equipes vêm desenvolvendo um trabalho intensivo de tratamento, que consiste na aplicação de inseticida em locais onde os mosquitos adultos costumam se abrigar — como jardins, pátios, áreas externas e arredores de recipientes com água parada.
Nesta sexta-feira (17), a ação ocorre no depósito da Secretaria de Educação. No próximo fim de semana, o trabalho será ampliado para a Secretaria de Turismo, o DETRAN, a Secretaria de Cultura e a Prefeitura de Itapema. Já no encerramento do mês, o cronograma inclui o Ceres, a Câmara de Vereadores, o Hospital Santo Antônio e a UPA 24h.
O tratamento utiliza o inseticida Fludora BRI, que atua de forma residual para eliminar o mosquito adulto no momento do pouso, seja durante o repouso ou no ato da postura de ovos. A medida complementa outras estratégias, como o tratamento focal, que elimina larvas, e o “fumacê”, usado em áreas mais amplas para combater mosquitos adultos.
Ainda entre as ações para mitigar os casos de dengue, está a vacinação, destinada exclusivamente a crianças e adolescentes de 10 a 16 anos, conforme determinação do Ministério da Saúde. A imunização é gratuita e está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município.


