
O evento de caráter científico, acadêmico e profissional, reuniu pessoas bibliotecárias, docentes, ativistas dos movimentos negro, indígena e quilombola e comunidade em geral. Na programação estavam oficinas, lançamento de livros, apresentações de trabalhos, mesas redondas, palestras, visitas guiadas e atividades culturais, com presença de palestrantes nacionais e internacionais.
O encontro reuniu diversos pesquisadores e foram apresentados trabalhos orais organizados em 27 eixos temáticos, com foco nas questões étnico-raciais e nos impactos do racismo na vida da população negra, destacando a atuação bibliotecária no combate ao racismo.
“Este é evento de grande relevância não só para a área da Biblioteconomia, mas para a sociedade como um todo, pois as pessoas bibliotecárias estão presentes em diversos campos, bibliotecas escolares, universitárias, públicas, comunitárias, públicas e privadas, tendo a responsabilidade social e ética em contribuir com uma agenda antirracista”, destacou André Avelino.
A Diretora de Ensino, Silvia Monteiro, ressaltou a importância da participação de Itapema em um evento de tamanha representatividade. “É um orgulho ver nosso município presente em espaços de reflexão e troca de conhecimento que fortalecem a educação e incentivam a construção de uma sociedade mais justa e igualitária”.
Já o Secretário de Educação, Valdir Nesi Filho, reforçou o compromisso da Rede Municipal com a formação e valorização de seus profissionais. “Iniciativas como esta ampliam a visão dos nossos educadores e refletem diretamente na qualidade do ensino oferecido às nossas crianças e jovens. Estar conectado a debates nacionais e internacionais é fundamental para o avanço da nossa educação”.