
A coreografia vencedora, intitulada Bochincho, a história do meu passado!, é a mesma que representará Itapema na final do Festival de Dança de Joinville — o maior evento de danças do mundo, e já acumula premiações, como o Prêmio Desterro.
Com três elencos em atividade (juvenil, adulto e veterano), o grupo vem fortalecendo seu trabalho técnico e artístico por meio da parceria com a Companhia Liliana Vieira. Desde o início da colaboração, os Tropeiros já conquistaram títulos expressivos, duas indicações de melhor grupo e participaram de apresentações importantes como o Encontro Internacional de Etnias, realizado em Itapema.
Para o mês de julho, o grupo intensifica os ensaios e já tem agenda confirmada em eventos locais, como a Festa Junina da Cultura e a Festa do Bairro Ilhota, além da participação na Feira da Sapatilha, em Joinville, com os elencos adulto e 40+. Em agosto, o grupo viaja para Joaçaba, onde conquistou quatro prêmios na edição passada.
“Orgulho imenso em ver esse elenco em palco, conquistando e sonhando alto. Isso não tem preço! Todo o trabalho diário para manter o grupo vale a pena. Me orgulho do que criei há 21 anos e sigo na luta em busca de mais”, afirmou o fundador e coreógrafo, Rudimar do Nascimento.