29/07/25 – A Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Tabuleiro, em parceria com o COASI, está promovendo uma ação especial com os integrantes da Guarda Municipal de Itapema em alusão ao Julho Amarelo, campanha nacional voltada à prevenção, testagem e tratamento das hepatites virais.A iniciativa está alinhada ao Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais, celebrado no dia 28 de julho, data instituída pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para reforçar a importância do combate a essas doenças silenciosas.
Durante a ação, estão sendo oferecidos testes rápidos de hepatites, HIV e sífilis, com o objetivo de incentivar o diagnóstico precoce e a prevenção entre os agentes de segurança do município.
A atividade teve início na segunda-feira (28), com uma palestra ministrada pela enfermeira Katia Mariani sobre hepatites virais e infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), e segue nesta quarta-feira (30), a partir das 9h, na base da Guarda Municipal.
As hepatites virais são infecções que afetam o fígado e, em muitos casos, evoluem sem apresentar sintomas. Quando ocorrem, os sinais podem incluir cansaço, febre, enjoo, dor abdominal, urina escura, fezes claras e amarelamento da pele e dos olhos. A testagem é fundamental para a detecção precoce e para prevenir complicações como cirrose e câncer hepático.
As mais comuns são causadas pelos vírus A, B, C e D. Embora tenham características distintas, todas podem ser prevenidas com medidas simples, como o uso de preservativo, não compartilhar objetos de uso pessoal e garantir a correta higienização e esterilização de materiais de tatuagem, manicure e odontologia. A hepatite C tem tratamento com cura disponível pelo SUS. Já a hepatite D depende da presença do vírus B, e por isso, a vacinação contra a hepatite B também previne o tipo D.
A vacinação contra as hepatites está disponível gratuitamente em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município.


